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Dia Do Consumidor: 40% dos consumidores que fazem perguntas fecham compra

Dia Do Consumidor: 40% dos consumidores que fazem perguntas fecham compra

Atendimento ao cliente é decisivo na hora da conversão. Especialista dá dicas para otimizar o serviço e aumentar vendas.

 

O Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para o comércio eletrônico. Uma pesquisa do Social Miner e da MindMiners mostrou que 45,3% dos consumidores estão acompanhando e buscando ofertas. Além disso, segundo a pesquisa, 57% planejaram investir mais de R$200,00 nessa data e pagar com cartão de crédito.

 Já a pesquisa realizada pela Yourviews, empresa que analisa o comportamento do consumidor no e-commerce por meio de review de produtos, detectou que 40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto ou adquirindo um novo serviço.

O Dia do Consumidor, considerado a “Black Friday do primeiro semestre”, é uma boa oportunidade para o comércio eletrônico investir em promoções e no atendimento ao cliente, para alavancar as vendas no período.

Alfredo Soares, diretor da Loja Integrada, plataforma para a criação de lojas virtuais, e fundador da XTech Commerce, afirma que “disponibilizar diversos canais de contato com profissionais capacitados é sinônimo de agilidade e segurança no atendimento, assim como fidelização de clientes e mais vendas”.

Visto isso, o especialista listou cinco dicas para os empreendedores digitais se destacarem na data e durante o ano todo:

  1. Prepare os profissionais da área

É essencial que os profissionais que irão se relacionar com seus clientes tenham acesso a todas as informações dos produtos e serviços comercializados, assim como os procedimentos da loja. Por isso, é preciso orientá-los e treiná-los periodicamente.

  1. Esteja disponível e facilite a comunicação

A loja virtual deve estar presente em todas as mídias e canais de comunicação com os clientes, para estabelecer uma relação entre ele e o negócio. Assim, os clientes podem se informar, tirar dúvidas e realizar as compras de uma maneira simples e fácil. E a loja virtual consegue divulgar produtos, aumentar as vendas e criar um vínculo duradouro com os clientes.

  1. Aposte na divulgação

Após definir as promoções, desenvolver uma estratégia de divulgação também é essencial. Crie um cronograma de publicações, determinando em quais canais cada anúncio será divulgado e para quais públicos será direcionado. Vale investir em posts em redes sociais, Google Adwords e e-mail marketing, por exemplo.   

  1. Otimize o checkout: processos rápidos evitam carrinhos vazios  

Uma dica para turbinar seu e-commerce é oferecer diversas opções de pagamento, assim como disponibilizar cupons de descontos, fretes grátis, entre outras ações que ajudem a fidelizar esse cliente. “Encurtar” o processo de compra também é importante. Sugerimos não oferecer cadastros exaustivos, com muitos passos, já que isso pode fazer com que o consumidor se distraia e deixe a compra para outra hora”, finaliza o especialista.  

  1. Fidelização dos clientes

Campanhas que estimulem o retorno do cliente após a data são uma boa aposta. Quem comprar na loja durante o período, por exemplo, recebe um desconto na próxima compra. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os que abandonaram o carrinho por algum motivo no passado e, também, fidelizar os que já compram com frequência.

 

 

Fonte: Primeira Página.

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